Os primeiros anos escolares são um período crucial no desenvolvimento psíquico de uma criança, marcados pela expansão das primeiras experiências sociais fora do ambiente familiar. Segundo a psicanálise, esse momento representa um campo fértil para o estabelecimento de padrões emocionais, cognitivos e relacionais que podem influenciar profundamente a estruturação da personalidade.
A escola torna-se um novo cenário onde a criança começa a lidar com figuras de autoridade diferentes dos pais, como professores e colegas. A transição do lar para a escola pode despertar ansiedades e fantasias relacionadas à separação, abandono e competição. É nesse contexto que o "complexo de Édipo" pode se deslocar e encontrar novos objetos de identificação e rivalidade.
Na visão de Freud, os primeiros anos de vida são fundamentais para a formação do ego, e a escola contribui para o fortalecimento dessa estrutura psíquica, oferecendo um espaço onde a criança aprende a negociar seus impulsos e desejos em função das exigências do ambiente social. Ela começa a desenvolver a capacidade de adiar a gratificação imediata, a compartilhar, a competir e a cooperar, habilidades essenciais para a vida adulta.
Além disso, a escola também é um espaço onde as primeiras identificações sociais se consolidam. Através das interações com os colegas, a criança começa a perceber e definir seu lugar no grupo, o que influencia sua autoimagem e autoestima. Lacan, ao abordar o "Estádio do Espelho", sugere que é nesse período que a criança pode começar a reconhecer sua imagem no outro, ou seja, como é vista pelos colegas e pelos adultos, influenciando a construção do "Eu".
Por outro lado, experiências negativas nessa fase, como o bullying, a exclusão social ou dificuldades de aprendizagem, podem deixar marcas psíquicas profundas. Traumas ou frustrações não elaboradas adequadamente podem resultar em inseguranças, fobias e outros sintomas que podem persistir na vida adulta.
Portanto, é fundamental que os pais e educadores estejam atentos às necessidades emocionais das crianças nessa fase, oferecendo suporte, compreensão e acolhimento. Os primeiros anos escolares não são apenas um período de aprendizado acadêmico, mas também de desenvolvimento emocional e psíquico, onde as bases da personalidade estão sendo formadas e onde os alicerces para futuras relações e interações sociais estão sendo construídos.
Esse olhar psicanalítico sobre a infância e a escola nos alerta para a importância de um ambiente escolar que promova não apenas o conhecimento, mas também o bem-estar emocional, garantindo que cada criança tenha a oportunidade de crescer de maneira saudável e integrada, tanto no plano psíquico quanto social.
Associados I.C.P.B.